Anvisa suspende lotes de antidepressivo e emagrecedores 'naturais'

Publicado em 10/01/2013

Da Folha Online

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nesta segunda-feira (7) no "Diário Oficial da União" uma lista de suspensões a produtos que apresentaram irregularidades. Os principais produtos são um antidepressivo e chás e óleos emagrecedores.

A lista vai de produtos saneantes, como água sanitária e sabonete íntimo, a máscaras para tratamento para cabelos e pomada para a pele. A maioria dos produtos estão irregulares por não possuírem registo na agência ou porque as empresas não possuem autorização de funcionamento.

A Anvisa pede interrupção do uso às pessoas que tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos suspensos e interditados.

O medicamento antidepressivo Tofranil, 25 mg, fabricado pela Novartis Biociências teve 31 lotes suspensos. Eles estavam sendo comercializados com prazo de validade duas vezes maior do que o permitido pela Anvisa. Além disso, os lotes apresentaram a dosagem de um dos componentes acima do especificado.

Fabricantes de emagrecedores "naturais" como o Chá Vermelho ou Chá do Amanhecer também receberam suspensões por não terem registro. A empresa também não tinha autorização de funcionamento. Outros chás e óleos emagrecedores que contêm extratos de sene, caralluma, sucupira e pholiamagra, entre outros, também receberam suspensão ou notificação de interdição cautelar.

Segundo a Anvisa, as suspensões são definitivas até que a empresa regularize os produtos. Feito isso, eles passam a ser válidos após nova divulgação no "Diário Oficial da União".

Os casos de interdição cautelar têm a medida válida por 90 dias a partir da publicação desta segunda (7). Nesse período são impedidos de serem comercializados e consumidos. Após realização de contraprovas nas amostras analisadas, os lotes ficam fora do mercado em definitivo caso seja confirmada a irregularidade.

Para maiores detalhes sobre os produtos e os fabricantes irregulares veja a lista no site da Anvisa


Telefone: 11 3873-8808 /  3862-9609

Endereço: Av. Prof. Alfonso Bovero, 1057 - Perdizes - São Paulo/SP

Preventor - Todos os direitos reservados 2011

Desenvolvido por MW Way