Clima organizacional harmonioso melhora produtividade das empresas

Publicado em 26/02/2014

Fofoca, estresse e descontentamento. Essas são algumas características de um ambiente de trabalho pesado, que contribui para uma equipe pouco disposta a buscar os melhores resultados para empresas. Muita gente gostaria de trabalhar em ambientes como o criado pelo Google. Salas de jogos, cores vivas, sofás e poltronas confortáveis e descontração para aliviar o peso de ter de garantir os melhores resultados.

A presença de um clima organizacional harmonioso é essencial para toda empresa que pretende satisfazer as expectativas de seus clientes. Para conquistá-los, é preciso conquistar as pessoas que cuidam deles. Se os colaboradores se consideram importantes, eles colocam o cliente em primeiro lugar. O relacionamento entre as pessoas do trabalho deve ser saudável para que a empresa também esteja com saúde, este assunto está ligado diretamente com a satisfação do trabalhador e seus resultados na corporação. O melhor negócio a ser feito é cuidar da principal potência que ela possui para manter-se no mercado competitivo nos dias atuais.  

Segundo o médico Renato Igino dos Santos, é importante para toda empresa ter funcionários que trabalhem em harmonia para que os resultados sejam positivos, portanto, os departamentos precisam trabalhar unidos para que a empresa consiga obter sucesso. Logo, necessita que aqueles que trabalham em cada setor tenham um relacionamento interpessoal estável e que o clima organizacional possa contribuir para resultados eficazes. "Estar em um ambiente receptivo, amigável e agradável gera motivação e melhora o desempenho dos funcionários, pois eles estarão mais confiantes e seguros. Porém se estiverem em um ambiente negativo, adverso e desagradável é provável que sintam-se retraídos e tenham mais dificuldade em realizar suas tarefas", orienta Igino.

"Desde  que comecei  a atuar na medicina do trabalho, em 1988, entendia naquele momento que muitos casos que chegavam ao pronto socorro havia alguma relação com a atividade desenvolvida pelo paciente. Foi com essa percepção que busquei entender o processo de adoecimento daquelas pessoas, mas muito pouco se poderia fazer a não ser “medicalizar” quando fosse possível. Ao se falar em prevenção, nada havia. Só nos últimos cinco anos que houve algum movimento mais consistente, como associações e eventos sobre qualidade de vida no trabalho.

Veja, a seguir, algumas ações que asseguram o bem-estar dos colaboradores. 

Benefícios individualizados – O colaborador deve ter a possibilidade de optar pelo benefício que seja de seu interesse. Um profissional em início de carreira, por exemplo, tem mais interesse em ferramentas de desenvolvimento complementares, como cursos de pós-graduação e MBA. Ao permitir a escolha do benefício, a organização demonstra que se preocupa com as particularidades de cada indivíduo do seu time.

Visita de familiares – Quando os parentes dos colaboradores conhecem o seu local de trabalho, aproximam-se da empresa e compreendem melhor as tarefas desempenhadas pelo colaborador.

Programas de ginástica – A empresa pode utilizar ferramentas ligadas aos programas de ginástica laboral, estética e outras que incentivem a prática de exercícios físicos.

Programas Sociais – A organização pode apoiar e estimular projetos sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade próxima.

Flexibilização de horários – Algumas empresas não realizam reuniões às segundas-feiras pela manhã, limitam o horário máximo de saída e promovem flexibilizações que contam com a simpatia dos colaboradores. 

Essas medidas reduzem os fatores causadores de estresse, melhoram o desempenho de todos os envolvidos no negócio e preservam um bom clima organizacional, além de reduzir acidentes e rotatividade de pessoal. Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho são mais valorizadas por seus clientes e têm mais chances de reter seus talentos.


Telefone: 11 3873-8808 /  3862-9609

Endereço: Av. Prof. Alfonso Bovero, 1057 - Perdizes - São Paulo/SP

Preventor - Todos os direitos reservados 2011

Desenvolvido por MW Way